No dia 09 de Maio de 2009 realizaram-se na cidade de Torres Novas duas provas do calendário zonal sendo uma de séniores e outra de juvenis. A prova sénior é designada de Tsukinami-Shiai, a prova juvenil foi o Campeonato Zonal de Juvenis que apurava para o Nacional do escalão etário. Nas duas provas estiveram envolvidos atletas da Casa do Povo de Rio Maior. Quatro no escalão sénior e um no escalão juvenil.
Tsukinami-Shiai
De acordo com alguma documentação disponível, comemora-se, no ano em curso, o quinquagésimo aniversário do 1º Tsukinami-Shiai, realizado em Portugal.
Trata-se de uma prova, em linha, por ordem de graduação, o mais graduado á direita e dentro da mesma graduação, o mais antigo e em igualdade de circunstâncias, coloca-se á direita o judoca de mais idade.
Prova aberta a Juniores e Seniores, com prática mínima de 4 meses de treino. O atleta, que for sendo vencedor de cada combate, (3 minutos), mantém-se a combater, no seguinte. Em caso de empate, Hikiwake, continua em prova o atleta chamado em último lugar.
Como característica deste tipo de prova, para além de ser em linha, sem categoria de pesos e por ordem de graduações, só haverá lugar a vencedor do combate quando algum dos atletas marcar, no mínimo Wazari.
Em caso de Ippon o combate termina e retomar-se-á a prova, de imediato, com o vencedor a defrontar o competidor seguinte, sem intervalo.
Quando qualquer competidor conseguir vencer cinco combates seguidos, 4 por Ippon, termina a sua prova por ter alcançado “Batsugun” e terá direito a prémio específico. Hoje já não se justifica a passagem à graduação seguinte, como era, dada a regulamentação actual de acesso a novas graduações.
Considerar-se-á vencedor da Prova, do Tsukinami-Shiai, o competidor que vencer o último combate a realizar, que terá direito a prémio específico.
Esta será mais uma forma de proporcionar aos competidores uma participação competitiva quando escasseiam, a nível nacional, provas para juniores e seniores, com uma dinâmica muito particular e com vantagem de ser, à partida, uma prova rápida.
Pela curiosidade e novidade para muitos praticantes actuais realizou-se no dia 9 de Maio o 1ºTsukinami-Shiai de 2009. Participaram neste primeiro Tsukinami-Shiai 12 atletas sendo que os 4 atletas da Casa do Povo de Rio Maior foram por ordem de graduação: Cristiano Reis-1ºKyu, André Mateus-1ºKyu, Júlio Moura-1ºDan e Rui Mateus-1ºDan. Este primeiro Tsukinami-Shiai viria a ter no combate final dois atletas da Casa do Povo de Rio Maior que assim discutiram a vitória entre eles com a vitória a ser alcançada por Rui Mateus.
Sem comentários:
Enviar um comentário